História

A Terra Trekking nasceu de um sonho em compartilhar emoções que só são sentidas no alto das montanhas, na proximidades de lagos, cachoeiras, matas e florestas, com a Natureza. Emoções que só são sentidas ao se vestir de determinação e coragem para enfrentar adversidades e iniciar uma trilha rumo ao desconhecido.

Através do turismo de aventura as pessoas descobrem a Natureza, interagem com diferentes costumes e cultura local e reencontram a sua natureza.

O Trekking de montanha é um tipo de aventura propício para quem busca autoconhecimento e superar desafios variados. Estimula a capacidade de planejamento e tomada de decisões, espírito cooperativo de equipe. As pessoas assumem características importantes para o dia-a-dia pessoal e no trabalho: serenidade para lidar com a adversidade, resiliência, bom humor e muita disposição para agir proativamente. Não é à toa que muitos empresários adotam o trekking de montanha e o montanhismo.

Um dos idealizadores da Terra Trekking, publicitário mineiro que desde a adolescência praticava grandes caminhadas pelas redondezas de sua região – antes mesmo de saber que o nome dado a essa atividade era trekking ou hiking – adentrava as trilhas sozinho ou acompanhado de um ou, no máximo, dois amigos. No início era tudo sem pretensão alguma, pouco planejamento, mas a vontade de descobrir o desconhecido. E isso foi, aos poucos, chamando a atenção das pessoas, ainda mais com o advento das redes sociais, quando ele começou a postar timidamente alguns de seus passeios, subidas em montanhas ou acampamentos. Assim, o grupo de trekkers foi crescendo, assim como a sua responsabilidade, como o mais experiente com trilhas, matos e caminhadas: planejamento do trajeto, nível de dificuldade, instruções sobre vestuário e alimentação, parafernália de cozinha e camping... Mas era o que sempre sonhou, pois agora estava compartilhando sua paixão.

Foi aí que, conversando sobre essas responsabilidades recentemente adquiridas com um amigo engenheiro, surgiu “a ideia”: uma empresa de turismo de aventura especializada em trekking de montanha e travessia, que forneça “tudo” ao cliente, para que ele gaste sua energia e adrenalina somente no passeio propriamente dito. Desse conceito nasceu a Terra Trekking.

Mas o que é “tudo”? Além de transporte, alimentação, equipamentos, acessórios, seguro-viagem, “tudo” significa dar atenção, se preocupar com o êxito da equipe no passeio, orientar, tirar dúvidas e se responsabilizar pela concretização do sonho de aventura do cliente.

Uma grande preocupação é com o cliente. O que vestir? O que comer? Está preparado física e psicologicamente para o passeio? As orientações da Terra Trekking são muito importantes nessa hora, pois um descuido do cliente pode causar sérios prejuízos ao seu passeio. A segurança é fundamental, mas não podemos “engessar” a aventura.

A Terra Trekking também se preocupa com o local do passeio, por isso busca priorizar a contratação de guias, restaurantes, pousadas e outros serviços locais, de modo a contribuir economicamente com a região.

Mas o mais importante é a ligação entre o cliente e o destino escolhido por ele. Essa ligação é crucial, pois quando o cliente conhece o lugar, sua cultura, seus costumes e sua história, o vínculo afetivo se estabelece, assim como o respeito e a admiração mútuos.

Algumas pessoas desejam voltar no tempo, nas caminhadas com os primos e amigos pelos córregos e bosques. Outros querem contemplar o sossego e a exuberância da Natureza, em suas nuances mais inexploradas e selvagens. Há ainda aqueles que preferem fazer da caminhada um hobbie saudável e relaxante para sair da vida online e estressante dos centros urbanos.

Mas independente do motivo, deixe a sua vontade em explorar a natureza aflorar. O resto é com a Terra Trekking.

Terra Trekking. Turismo de Aventura. Reencontre a sua natureza.