Travessia Lapinha x Tabuleiro

Nível de Dificuldade:
  • (Moderado)
2 dias + 1 noite
Data de Saída: 03/06/2017
A partir de:

R$ 400,00

Verificar condições de pagamento ESGOTADO

Essa aventura clássica de 37km no circuito da Serra do Cipó, cujo objetivo de quem parte da paradisíaca Lapinha da Serra é chegar à terceira queda d’água mais alta do Brasil, a Cachoeira do Tabuleiro. Ao todo são 273 metros, um incrível paredão rochoso que se forma e onde descem as águas frias e cristalinas, desaguando em um enorme poço para banho. No caminho, os mais belos cenários da Serra do Espinhaço, o rico ecossistema local e uma parada para acampamento à noite, onde testemunharemos a simpatia interiorana e a típica culinária mineira. 


A aventura

O destino é indicado para pessoas que gostam de praticar atividades em contato com a natureza e cultura local, superar desafios e enfrentar caminhadas de longo percurso com carga nas costas.


Local

Distrito de Lapinha da Serra (Santana do Riacho/MG)

Percurso total

37 km (17,5km primeiro dia / 14,5 segundo dia / caso o participante queira visitar o poço da cachoeira do Tabuleiro, acrescentam-se 5km ao percurso - verificar disponibilidade junto ao Parque)

  • Altitude máxima: 1.432m
  • Ganho de elevação acumulado em Subida: 1.060m
  • Ganho de elevação acumulado em Descida: 1.385m

Grau de dificuldade

  • Difícil para iniciantes em trekking, devido à própria extensão do percurso, duração, trecho de aclive forte e persistente no início do trajeto e trecho exposto no acesso à foz da cachoeira do Tabuleiro (sem contudo ser potencialmente perigoso).
  • Moderado para pessoas com experiência em trekking e/ou condicionamento físico mediano.

Atrações

Lapinha da Serra, Pico do Breu, Rio Prauninha; Casa do seu Zé da Olinta; Cachoeira do Tabuleiro; Vila do Tabuleiro; região dos bares na Serra do Cipó.



Possibilidade de Menores

Sim, a partir dos 12 anos de idade, e que já possua costume com atividades físicas ao ar livre e bom condicionamento.


Importante

  • Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio.
  • Saída de Itabira/MG. Saída alternativa de Belo Horizonte (conforme quantidade de participantes locais. Verificar preço)
  • Lugares sujeitos à disponibilidade 
  • Caso o cliente tenha interesse em adicionar itens que não fazem parte do cardápio previsto, é necessário adicionar valor extra ao pacote para alimentação diferenciada – consulte valor.
  • Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete e barraca, se for o caso).
  • A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes.
  • Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
  • A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.

Dia 1

  • 04:30 – Partida de Belo Horizonte - Terminal Turístico JK. Embarque dos participantes. Breve parada em ponto para embarque de participantes de Itabira/Vale do Aço.
  • 02:30 - Partida de Itabira. Breve parada em ponto para encontro com participantes da região BH.
  • 07:30 – Café em receptivo local, em Lapinha da Serra – Santana do Riacho/MG.
  • 09:30 – Início da travessia.
  • 17:00 – Chegada em ponto de hospitalidade (sítio para hospedagem e camping selvagem). Banho quente + Jantar.

 Dia 2

  • 06:00 – Café da manhã em ponto de apoio. Reinício de travessia sentido Cachoeira do Tabuleiro. Visita ao Mirante lateral, à foz e ao Mirante frontal da cachoeira.
  • 16:00 – Chegada à sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Fim da travessia.
  • 18:30 – Jantar de confraternização na Serra do Cipó. Volta para casa (Belo Horizonte - Terminal Turístico JK).

Obs.: 1) horários aproximados, por se tratar de atividade outdoor. 2) Para maior comodidade e segurança, esse roteiro possui embarque inicial e desembarque final em frente à residência dos participantes locais e nos hotéis e receptivos onde estiverem instalados os participantes de outras localidades. 3) A Terra Trekking poderá indicar hotéis, receptivos e pousadas para facilitar o embarque de participantes de outras localidades. 4) Verificar possibilidade de encontro fora do roteiro de embarque. 5) O participante que utilizar-se veículo próprio para acesso ao início do passeio obterá desconto referente à não-utilização do veículo disponibilizado pela Terra Trekking; desde que não venha a fazer uso do veículo coletivo.


Não moro em Itabira: como faço para realizar esse passeio com a Terra Trekking?

Bom, como já sabe, a saída é em Itabira/MG, então é necessário deslocar-se para tal município e informar o endereço de embarque local (hotel, pousada ou residência de amigo). Porém, sempre tentamos, na medida do possível, facilitar a vida dos aventureiros, para participarem de nossos passeios. Sendo assim, criamos algumas soluções de encontro possíveis, caso você não possa se deslocar até Itabira:

  • De Ipatinga e região do Vale do Aço: a melhor solução é vir para Itabira; mas pode também aguardar pelo embarque no Posto Trevo (entre a MG434 e a BR381).
  • De Santa Bárbara e região: aguardar pelo embarque no Posto Trevo (entre a MG434 e a BR381).
  • De Belo Horizonte e região metropolitana: aguardar pelo embarque no Posto Avien (ou Posto 13), na BR381, próximo à trincheira em Santa Luzia/MG).

Caso tenha mais participantes saindo do mesmo local ou região, poderemos estabelecer contato entre eles, possibilitando economia de custos com automóvel ou táxi/uber.


O que utilizar: Botas ou tênis?

Atividades ao ar livre e em terrenos rústicos exigem uma bota, para maior segurança e comodidade ao caminhante. Porém caso não possua bota, serve um tênis outdoor. Em último caso, pode ser utilizar um tênis comum - ou de corrida -, mas sabendo-se que normalmente este não atende aos requisitos mínimos para tal atividade: são mais frágeis, podem derrapar facilmente; abrirem-se ou descosturarem-se; não o previnem contra possíveis torções; possuem eficácia reduzida contra animais peçonhentos.


Vou dormir em camping selvagem?

Você pode optar por pernoitar em uma área de camping, mas pode também escolher dormir em uma das camas disponíveis no sítio próximo. Mas as vagas são limitadíssimas, então deve ser bem rápido para realizar a reserva.


Qual será a hospedagem ou pernoite do grupo?

O grupo realizará os pernoites em camping selvagem, ou seja, sem infraestrutura fixa para água, comida ou instalações sanitárias.


Vocês incluem algum equipamento?

Levaremos kits de primeiros socorros. Não haverá necessidade de equipamentos de cozinha. Os participantes podem alugar conosco um kit de caminhada, composto por bastão retrátil de caminhada, lanterna de cabeça e capa de chuva.


E se chover durante o passeio?

A prioridade é a segurança. Mesmo com condições adversas, podemos fazer essa travessia. Caso haja alguma previsão de chuva forte advinda de frente fria, que posa comprometer a integridade física dos participantes ou inviabilizar a passagem nas trilhas, o passeio será cancelado e transferido para outra data. Se o participante não puder participar na nova data, será reembolsado.


Mesmo sem previsão de voltar à noite ou de chuva, a capa e a lanterna são necessárias?

Sim, em qualquer tipo de atividade ao ar livre, você não deve abrir mão de levar estes dois itens. Eles são essenciais.


Qual a experiência necessária para essa viagem?

É importante que você já tenha feito trilhas com mais de seis horas de duração. Não deve ser totalmente sedentário nem possuir nenhum tipo de restrição de saúde.


Há possibilidade de resgate, se eu não quiser mais prosseguir?

Esse é um lugar remoto, cujos acessos são bastante difíceis. Caso haja alguma solução nesse sentido, os custos do resgate são por conta do desistente. Tenha ciência desse fato antes de se inscrever.


Como faço para me informar melhor sobre os passeios?

Após o cadastramento e respectivo pagamento, o participante terá acesso às informações específicas do passeio por e-mail, bem como assessoria quanto à possível aquisição de equipamentos, itens de vestuário e lanche. Nos passeios de nível de dificuldade mais acentuados, é criado um grupo de mensagens instantâneas para orientação geral.


É necessário adquirir alguma roupa especial para esse passeio?

Na maioria dos passeios da Terra Trekking, não há necessidade de adquirir roupas específicas, com exceção àqueles lugares mais frios ou cujo calor exige um vestuário com maior capacidade de evaporação do suor e proteção aos raios solares.


Devo comprar saco de dormir ou isolante térmico?

Fica a seu critério, pois a região não faz muito frio à noite na época; sendo assim, um lençol fino ou líner cumprem bem a função. Quanto ao isolante, é um item importante, e você pode alugar com a Terra Trekking, caso vá dormir em camping.


Posso ir sozinho para esse passeio?

Fique tranquilo. Os grupos formados sempre são bem humorados e se entrosam muito bem. Faça novas amizades nas trilhas, você verá o quanto é proveitoso e enriquecedor se aproximar de pessoas com o mesmo interesse que o seu!


E se eu me machucar?

Nossos guias e condutores são socorristas experientes e carregam um completo kit de primeiros socorros.


Posso acender fogueira à noite?

Não. É proibido e pode causar incêndio! Para fazer comida à noite, você deve levar um fogareiro pequeno, caso não queira aguardar pela liberação do equipamento da Terra Trekking. Atenção: jamais acenda o fogareiro dentro de sua barraca.


Há banheiros ou qualquer outra instalação sanitária nos locais de camping?

Existe infraestrutura sanitária próxima aos locais de acampamento onde pernoitaremos - com banho quente e vaso sanitário.


Quem vai carregar as coisas?

Cada participante é responsável por carregar seus próprios equipamentos pessoais, bem como os equipamentos alugados, vestuário, higiene, eletrônicos e toda a comida – lanche de trilha. Porém caso deseje, pode solicitar para esse passeio o frete de uma tropa de mulas, sendo máximo de quatro mochilas por mula.


Quais as medidas de segurança para essa caminhada?

Existe um protocolo de segurança. Normalmente, os passeios da Terra Trekking são realizados com um guia local e dois condutores, de acordo com o grau de dificuldade do roteiro ou quantidade de participantes. Todos são equipados com kit primeiros socorros, rádio comunicadores, apitos e rastreados remotamente. E são treinados e capacitados para atender prontamente, em caso de acidentes com os participantes.


Há problema se eu andar depressa ou devagar?

O ritmo do passeio é ditado em 50% pelas condições de caminada e ânimo do participante e 50% pelos objetivos gerais segundo o cronograma estabelecido. Existe um condutor que fica na frente, e outro condutor, que fica sempre por último, caminhando com quem está mais cansado ou aqueles que desejam apenas contemplar mais a paisagem. Assim, cada um vai no seu ritmo, curtindo a experiência.


Cancelamento pelo cliente:

Em caso de cancelamento da aventura adquirida por iniciativa do cliente por qualquer que seja o motivo, mesmo que justificado, a TerraTrekking realizará a devolução dos valores, conforme condições abaixo, em até 15 (quinze) dias úteis: 

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Será também deduzido, de todos os valores citados acima, a multa rescisória de 20% (vinte por cento) do pacote contratado/reservado e cancelado pelo cliente.

 Não comparecimento (No Show) do cliente:

Em caso de não comparecimento (No Show) da aventura adquirida por qualquer que seja o motivo, não haverá devolução da quantia já paga pelo cliente.

Cancelamento pela TerraTrekking:

Se por qualquer motivo de caso fortuito ou força maior que torne inviável a realização da aventura adquirida, a TerraTrekking envidará seus melhores esforços para apresentar alternativas de outros passeios.

Contudo, caso a opção do Cliente seja pelo cancelamento, a TerraTrekking devolverá na integralidade a importância paga até a data do cancelamento, em até 5 (cinco) dias úteis contados da data da opção realizada pelo Cliente.


A partir de:

R$ 400,00


O que está incluso

Inclui:

  • Transporte rodoviário ida e volta Belo Horizonte/MG
  • Seguro contra acidentes pessoais
  • Hospedagem: pernoite em receptivo da serra - camping selvagem ou quarto compartilhado (opcional, de acordo com disponibilidade)
  • Taxa de acesso ao parque
  • Condutores especializados + Guia local especializados e equipados com radiocomunicadores, kit Primeiros Socorros e Rastreamento Online
  • Refeições: 2 Cafés da manhã, 2 Jantar comida mineira
  • 1 Banho quente

Não Inclui:

  • Despesas de caráter pessoal
  • Itens não mencionados
  • Refeições ao longo das paradas na estrada
  • Bebida e hidratação não especificada no roteiro


Serviços adicionais oferecidos pelo Terra Trekking

  • Equipamento de Camping - Isolante Térmico (R$ 8,00)
  • Lanche de Trilha - 2 dias (R$ 40,00)
  • Aluguel de Barraca (a compartir - 2 pessoas) preço por pessoa (R$ 30,00)
  • Aluguel de Barraca (individual) (R$ 70,00)
  • Equipamento de caminhada - Bastão, Lanterna e Capa de chuva - Locação 2 dias (R$ 25,00)
Verificar condições de pagamento