top of page

OS DEZ PICOS MAIS ALTOS DO BRASIL

Atualizado: 24 de abr.

Quais são os lugares de maior altitude no território brasileiro?

Fique sabendo agora.


O relevo do Brasil é constituído de formações antigas, portanto estas já passaram por inúmeros processos erosivos ao longo de milhões de anos, fato que faz com que suas altitudes não sejam tão elevadas e não estejam entre as maiores do mundo, mas não é por isso que deixam de serbelas e fascinantes. Vejamos na sequência os dez pontos mais altos do Brasil.


1º – Pico da Neblina – 2.993,8 metros O Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil, apresentando 2.993,8 metros de altitude. Esta de localizado na Serra do Imeri, no Planalto das Guianas, Estado do Amazonas, na fronteira entre Brasil e Venezuela.O pico empresta seu nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde esta localizado, juntamente com o Pico 31 de Março. Seu nome se deve ao fato da parte superior de seu pico ficar a maior parte do ano encoberto pela neblina.


2º – Pico 31 de Março – 2.972,7 metros Localizado na Serra do Imeri, entre Amazonas e Venezuela, o Pico 31 de Março é o segundo maior ponto do relevo brasileiro, apresentando 2.972,7 metros de altitude. A parte brasileira, pertence ao ao município de Santa Isabel do Rio Negro – AM, contudo São Gabriel da Cachoeira é a cidade mais próxima. Este pico faz parte do mesmo maciço do Pico na Neblina, estando a apenas 687 metros deste.


3º – Pico da Bandeira – 2.892 metros Este é o maior pico de toda região Sudeste do Brasil e possui a terceira maior altitude de todo território brasileiro, de 2.892 metros. Está localizado na Serra do Caparaó entre Minas Gerais e Espírito Santo, mais especificamente no Parque Nacional do Caparaó. Seu nome se deve ao fato que que Dom Pedro II, no ano de 1859, ordenou a fixação da bandeira do império em seu topo.


4º – Pedra da Mina – 2.798,4 metros Localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, a Pedra da Mina é o quarto ponto mais alto do Brasil com 2.798,4 metros de altitude e o maior de São Paulo. O cume da Pedra da Mina é a tríplice divisa entre os municípios de Queluz e Lavrinhas, em São Paulo, com o de Passa Quatro, em Minas Gerais.


5º – Pico das Agulhas Negras – 2.791,5 metros É o quinto ponto mais elevado do Brasil, com 2.791,5 metros, mas também é o maior do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se no Parque Nacional de Itatiaia, na Serra de Itatiaia entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, mais especificamente entre os municípios de Itatiaia-RJ e Resende-RJ, e o município de Bocaina de Minas-MG, na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.


6º – Pico do Cristal – 2.769,8 metros Sexto maior pico do Brasil, com 2.769,8 metros de altitude, o Pico do Cristal, assim como o Pico da Bandeira, esta localizado na Serra do Caparaó, no Parque Nacional do Caparaó. Fica no município de Alto Caparaó, no estado de Minas Gerais. Seu nome se deve ao fato da presença de quartzo em sua formação.


7º – Monte Roraima – 2.739,3 metros Sétimo maior pico do Brasil, com 2.739,3 metros de altitude, o Monte Roraima, está localizado na Serra de Pacaraima na tríplice fronteira entre Brasil (Roraima), Venezuela e Guiana. Seu relevo é uma meseta, pois o monte tem suas formas parecidas com a de uma mesa. Suas terras estão distribuídas da seguinte forma: 5% em território brasileiro, 10% na Guiana e 85% na Venezuela. A porção brasileira integra o Parque Nacional do Monte Roraima e a porção venezuelana pertence ao Parque Nacional Canaima.


8º – Morro do Couto – 2.680 metros Oitavo ponto de maior altitude do Brasil, com 2.680 metros de altitude, o Morro do Couto se localiza na Serra das Prateleiras, no estado do Rio de Janeiro, também integrando a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.


9º – Pedra do Sino de Itatiaia – 2.670 metros Na nona colocação encontramos a Pedra do Sino de Itatiaia, com 2.670 metros de altitude, localizada na Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais, na divisa dos municípios de Itamonte-MG e Bocaina de Minas-MG, fazendo parte também da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.


10º – Pico Três Estados – 2.665 metros Por último, em décimo lugar, apresentando 2.665 metros de altitude, temos o Pico Três Estados. Localizado na Serra da Mantiqueira entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro (daí o seu nome), respectivamente nos municípios de Passa Quatro-SP, Resende-MG e Queluz-RJ

Fonte dos dados: IBGE: Anuário Estatístico do Brasil, v.72, 2012.



ATUALIZAÇÃO (19/2/2024)

O Pico da Neblina, a montanha mais alta do Brasil, aumentou 1,5 metros de altura devido a uma nova metodologia do IBGE para mapear o relevo.

Anteriormente com 2.993,78 metros, agora atinge 2.995,30 metros.


O projeto MAPGEO2015 recalculou as altitudes dos sete picos mais altos usando o "modelo de ondulação geoidal". Antes, as altitudes eram determinadas por GPS, que usa um modelo aproximado do nível do mar. O novo método é mais preciso, considerando a média atual do nível do mar, que varia globalmente.


O Pico 31 de Março, a segunda montanha mais alta, também ganhou 1,52 metro.

Embora as sete maiores elevações tenham correções divulgadas pelo IBGE, as montanhas da 3ª à 7ª posição diminuíram de 33 cm a 71 cm.


A ordem no ranking permanece inalterada. Confira abaixo:



Gostaria de conhecer e se aventurar em alguns desses lugares? Temos passeios frequentes para o Pico da Bandeira, Pico das Agulhas Negras (onde também visitamos o Morro do Couto) e Travessia da Serra Fina (onde acampamos na Pedra da Mina e no Pico Três Estados). Veja nossa Agenda e programe-se para começar a rankear as montanhas do Brasil!

15.006 visualizações0 comentário

Comments


BlogTerra

Lista VIP

Assine e receba as melhores aventuras, no seu e-mail, antes de todo mundo.

Obrigado pelo envio!

bottom of page