Perguntas frequentes

Antes de fazer suas trilhas e aventuras, tire as suas dúvidas aqui.

Perguntas frequentes

01

Quais os principais tipos de roteiros vocês têm?


Temos Aventuras de Níveis de Dificuldade Variados; do Iniciante ao Experiente; De Um ou Mais dias; com tipos de Pernoite diversos. Cada pacote da Terra Trekking possui uma série de serviços distintos, de acordo com a possibilidade / oferta da região. Guia local, Alimentação, Hospedagem e outras Taxas. Nossas Aventuras concentram-se sobretudo na região Sudeste do Brasil - mas também temos pacotes para Goiás, Maranhão e Bahia. Em relação aos biomas visitados, podemos citar: Cerrado (em Minas e Goiás), Mata Atlântica (Minas e Rio de Janeiro), Montanhas (Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro), Praias (Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão). Cada passeio é diferente, encontre aquele que mais combina com o seu gosto de aventura! E entre de vez no mundo do Trekking!




O que é o Trekking?


Uma caminhada em ambiente outdoor - ou trilha - e enfrentando os desafios inerentes desse tipo de atividade. Você deve portar uma mochila, ter suprimentos, vestuário e outros acessórios e equipamentos destinados à progressão do seu roteiro. A subordinação ao Clima, ao Tempo e ao Terreno não impede que sejam utilizados recursos e tecnologias para proteção, abrigo, segurança, aquecimento, navegação, comunicação e nutrição do aventureiro. Atualmente se convencionou chamar todo tipo de atividade de caminhada de "trekking", mas há algumas diferenças nesse meio. As principais são: - TREKKING: é um termo usado somente para aventuras de caminhada portando mochila em dois ou mais dias. O tipo de hospitalidade não importa muito - pode ser camping, hostel, bivaque, casa... - HIKING: é o nosso famoso Bate-volta, ou apenas Trilha. É o passeio ao ar livre com a duração de um dia, sem pernoite nos pontos do percurso. Bom, há muito a se dizer a respeito do Trekking, mas você pode ficar sabendo mais, dentro de nosso site: www.terratrekking.com.br, ou melhor: participando de um Trekking de Verdade com a gente???




E se chover na data do evento?


O trekking é uma aventura ao ar livre; por isso está sujeito a fatores externos, como Chuva, Sol, etc. Não procuramos fugir das imposições da Natureza, mas sim realizar nossa expedição em conexão, respeito e harmonia com as forças naturais. Logicamente, tendo a segurança do participante sempre em primeiro lugar! Fazer “trekking” é aceitar de bom grado qualquer situação imposta pela Natureza e buscar, com bom humor, serenidade e foco, a superação dos obstáculos. NOSSA RESPONSABILIDADE COM VOCÊ COMEÇA BEM ANTES DA TRILHA! A Terra Trekking monitora continuamente todas as condições que possam afetar a sua experiência de aventura: fatores climáticos, estado geral do percurso, condições das vias de acesso, condições dos parques e unidades de conservação visitadas. Chuvas normais não comprometem em nada a aventura, na maioria dos roteiros que realizamos. Mas no caso de algum fator que coloque em risco a integridade física da equipe - temporal, descargas elétricas, geada - ou prejudique as vias de acesso à atividade - desmoronamento, interdição de estrada de acesso, alagamento ou qualquer outro desastre natural - o passeio será cancelado.

Será marcada uma nova data e, caso o cliente não possa participar desse novo evento, terá reembolso integral do valor pago originalmente, entre 5 e 15 dias úteis. Quem quiser se proteger de intempéries, pode levar uma capa de chuva ou corta-vento. Recomendamos inclusive que eles sejam sempre itens obrigatórios em sua mochila, faça previsão de chuva ou Sol.




Qual o calçado mais adequado para o trekking?


Botas de trekking são sempre recomendadas, pois elas protegem contra uma possível torção no tornozelo, além de ficarem mais justas no pé e protegerem também contra espinhos, galhos e animais peçonhentos. Caso não possua, pode ser um tênis de trekking. Evite tênis comuns, principalmente aqueles muito velhos, de modo a não “abrirem” no meio do caminho - o que é muito comum. Para trekking de praia, você pode utilizar Botas, Tênis de Trekking ou até Sandálias. Convem testar antes, para descobrir se o pé está acomodado ao calçado. Botas reduzem o risco de bolhas, porém você vai demorar mais para tirar e recolocar durante o dia, em eventuais passagens por riachos. Já a sandália de Trekking é menos protegida, mas você pode caminhar na águas da praia sem precisar retirá-la.




As pessoas sempre me falam sobre os perigos do mato, animais peçonhentos... é tudo o que dizem, mesmo? É perigoso assim?


O Homem, ao longo dos séculos, foi se distanciando da Natureza, ao passo que atualmente ela amedronta uma grande parte das pessoas. Isso produz mitos, preconceitos e fobias injustificadas a respeito do ambiente selvagem que nos circunda. Um desses mitos é o de centenas de cobras nos aguardando no meio da trilha, ou de onças sempre à nossa espreita rsrs. Claro, estamos no ambiente desses animais, mas não seria esse um dos motivos de se caminhar com uma agência experiente? Que sabe como se comportar na trilha e evitar topadas inesperadas?!... Pois então?! Não se preocupe, somos especialistas experientes em Primeiros Socorros em áreas remotas. Contamos ainda com protocolos de segurança, prontos para eventualidades durante nossas aventuras.




Posso fazer pré-reserva, para pagar mais para frente?


Infelizmente não trabalhamos com pré-reservas, não seguramos Vagas!
Portanto, se você realmente gostou de uma aventura, faça a Reserva o quanto antes, por um de nossos meios de pagamento disponíveis.




Quais Formas de Pagamento vocês aceitam?


Você pode pagar via Cartão de Crédito até 18x, Débito e Boleto Online pelo Pag Seguro.* Você também pode optar por pagar à Vista ou Parcelar via TED ou PIX mensal.** Sua reserva somente será efetivada após o envio do comprovante de pagamento (via whatsapp ou email) (*) Parcelamento pelo Pag Seguro: sujeito a taxas da operadora. (**) No Caso de parcelamento via TED: a) a última parcela deve ser quitada no máximo, a 5 dias úteis de antecedência ao evento. b) Única instituição para transferência: Banco Itaú; c) parcela mínima de R$200.




Quais as medidas de proteção cotra o contágio do Coronavírus vocês estão adotando?


😷 CUIDADOS CONTRA O COVID-19 😷 Não nos esqueemos dos cuidados quanto à exposição, disseminação e contágio do Covid-19: ✅ Higienize as mãos com alcool em gel antes de entrar no veículo do transporte e várias vezes durante a atividade; ✅ Mantenha-se em distância de segurança dos demais, durante a caminhada - exceto pessoas com proximidade cotidiana.; ✅ Use máscaras durante todo o trajeto viário do micro ônibus; ✅ Leve máscaras extra e as troque pelo menos de duas em duas horas, durante a caminhada; ✅ Ao chegar em qualquer estabelecimento, ou chegando em comunidades e vilas, use máscara e, ao sair, higienize as mãos; ✅ Caso sinta necessidade de retirar a máscara por algum instante, distancie-se do grupo; ✅ Faremos aferição de temperatura durante a entrada no veículo; em roteiros de mais de um dia, a aferição ocorrerá durante o embarque final; ✅ O veículo será totalmente esterilizado antes da viagem; sua lotação máxima não ultrapassará os 50% - em casos específicos, 70%; ✅ Não será utilizado o ar condicionado ou qualquer sistema de recirculação; portanto, mantenha as janelas abertas; ✅ Utilize o mesmo assento do veículo, na ida e na volta; ✅ Ao final do trekking, deixe suas roupas e bota do lado de fora da casa em saco plástico, por pelo menos 72 horas, antes de lavar; ✅ As barracas só poderão ser compartilhadas entre pessoas com proximidade cotidiana. ✅ Teremos disponíveis máscaras descartáveis e álcool em gel para os participantes durante a atividade. ✅ Ao final da atividade: em caso de qualquer sinal ou sintoma de vírus, a Terra Trekking deve ser informada imediatamente. Seguindo esse protocolo, diminuiremos bastante o risco do contágio e teremos uma aventura segura!




Quero participar de uma aventura, mas não possuo equipamentos nem mochila...


Não se preocupe! Temos disponíveis para Aluguel, alguns itens e acessórios de caminhada e camping. ✅ Mochilas Cargueiras e de Ataque; ✅ Barracas para 1, 2 e 3 Ocupantes; ✅ Isolante Térmico; ✅ Lanterna de Cabeça; ✅ Bastão Retrátil; ✅ Fogareiro Portátil; ✅ Capa de Chuva; ✅ Capa de Mochila; ✅ Saco de Dormir; ✅ Líner. A grande vantagem - principalmente para os Iniciantes - é que você não precisa gastar uma soma considerável para adquirir p.ex. uma mochila cara, mas que não se alinha com você e com seu perfil. Você utiliza, entrega e pronto! não precisa se precupar em limpar, lavar, secar, revisar - além de não precisar de um lugar específico em casa, para acomodar o tal item...




Tenho muita vontade de participar, mas tenho medo de não enturmar!...


Você pode ir com tranquilidade quanto a isso. O clima é sempre descontraído, as pessoas estão propensas a conversar e socializar. EU GARANTO: Se você não for mau humorado, inibido ou negativo ao extremo, vai sair dessa viagem com novos amigos e boas histórias!




E se eu me machucar?


Nossa equipe é experiente e sempre conduz a atividade munida de um Kit de Primeiros Socorros. Além disso, estamos sempre preparados para ações de resgate e contingência.




Tenho muita vontade de participar, mas NÃO gosto de Chuva, NÃO gosto de Sol, NÃO quero muitas subidas, NÃO quero me cansar, NÃO quero passar em riachos, NÃO quero acordar de madrugada para o Embarque, NÃO quero que mosquitos, carrapatos e formigas cheguem perto...


Tá certo, esse é um exagero! rs Mas deixamos essa brincadeira para o final, pois há sim, pessoas que buscam uma aventura, mas não tem intenção de renunciar a nenhuma de suas comodidades urbanas e cotidianas... Devemos deixar claro: TREKKING NÃO É PASSEIO EM SHOPPING! No ambiente natural, devemos nos sujeitar à imprevisibilidade, aos elementos - calor, umidade, frio, vento, chuva, barro... Claro, desde que devidamente protegidos e resguardados de perigos ou riscos à nossa integridade física/mental! Devemos ter em mente que o cansaço, o suor, são o fruto de nossa superação! Menos que isso, é melhor ficar em casa, curtindo a zona de conforto, concorda?... Aceite o que você não pode controlar. Assim você poderá aproveitar ainda mais sua experiência ao Ar Livre! Porque o Asfalto já Ocupou Espaço Demais!




Tenho dúvidas sobre os Níveis de Dificuldade dos roteiros...


Sim, esse é um assunto que merece uma atenção especial. Por isso preparamos um artigo completo a respeito desse tema. Dê uma olhada lá, será muito esclarecedor: bit.ly/3eWMnig





Segurança