top of page

COMO SE PROTEGER DE UMA TEMPESTADE NA MONTANHA?

Tradução autorizada de : http://soloboulder.com/


Pense na seguinte situação : você está praticando a sua atividade de montanha tranquilamente e, de repente, começa uma tempestade do nada.

Você sabe como se comportar, ou simplesmente sai correndo para algum lugar apenas para se proteger da água que está caindo ?

Muito antes de pensar em proteger apenas os seus equipamentos é necessário pensar na sua própria segurança e, por mais simples que possa parecer, sempre há pessoas que não sabem se proteger de uma tempestade quando estão na montanha.


Primeiros conselhos

O lugar mais seguro é o vale, por isso evite ficar em bordas de falésias, arestas de rochas ou no cume.

Pode se proteger em um grupo de árvores, mas lembre-se de não ficar embaixo da mais alta, a qual atuará como para-raios.

Não se proteja embaixo de uma árvore isolada. Ela pode funcionar como um para-raios.

Evite estruturas metálicas ou locais com água. Estes são os primeiros que atraem descargas elétricas.

Os equipamentos metálicos que estiver levando podem atrair os raios : as pontas dos bastões de caminhada, o piolet, pau de selfie, tripé de máquina fotográfica, etc.


Se está em algum descampado procure ficar em posição fetal e, se possível, faça uma ponte sobre a mochila para que trabalhe como isolante.

De preferência levantando uma perna para que não esteja em contato com o solo, assim no caso de cair um raio nas proximidades, você sairá da trajetória da propagação elétrica.

Notadamente é quase impossível saber se estamos na trajetória de um raio, por isso comece a reparar se há cócegas na sua pele e seus pelos se arrepiam, observe também se os equipamentos metálicos (como mosquetão) emitem pequenos choques.

Não fique parado, o melhor é buscar refúgio se não quer atuar como para-raios.


Distância da tempestade

Já é de conhecimento geral que após a visualização de um relâmpago, ouve-se os trovões.

Existe uma fórmula para saber a que distância se encontra a tempestade, e se está afastando ou aproximando.

O som viaja a 330 m/s, portanto conte os segundos transcorridos e terá aproximadamente os metros que está a tempestade.

Por exemplo : se passam 6 segundos, multiplique 6 x 330 = 1.980 (ou seja quase 2 km).

Como afeta o vento

As ocasiões que mais faz frio é quando o vento sopra forte, e assim poderá perder calor de seu corpo, especialmente nas partes que tem contato direto com o ar. A sensação que ocorre na pele difere da temperatura real da que marca o termômetro.

Este tipo de diferença é chamada de sensação térmica que, em termos gerais, é a sensação que o ser humano tem ao perceber a temperatura do ambiente levando em consideração a troca de calor entre o ambiente e o corpo da pessoa, além de umidade do ambiente e velocidade do vento.

Esta sensação pode ser muito inferior aos 0º na montanha, ainda que a temperatura real seja superior a isso.

Por exemplo : uma temperatura de 4ºC com vento em velocidade de 48 km/h, o valor sentido na pele exposta ao ar é algo como -3ºC.


Como saber a mudança do tempo

Com um barômetro é possível saber a mudança do tempo.

Se a pessoa está na mesma altitude (altitude fixa) do barômetro e observar uma queda acentuada, e contínua, de pressão nas últimas horas, entenda que uma região de baixa pressão, ou mal tempo, se aproxima.

Os melhores relógios indicados para a prática de montanha possuem este tipo de medição.

Portanto sempre que há mal tempo, a pressão baixa é a protagonista.

Quanto maior, ou brusco, for a queda, maior será a piora do tempo.

5 Truques do homem do tempo

Se pela manhã as nuvens tem somente um tom avermelhado, é provável que chova no final do dia. Por outro lado se no entardecer a vermelhidão aparecer, é porque haverá bom tempo no dia seguinte.

Se depois de umas horas com vento soprando de repente parar, busque abrigo. Este é a conhecida “calmaria antes da tempestade”.

Se pela manhã escuta uma serenata de rãs, é mais que provável que está por vir uma boa tempestade.

Se está chovendo muito na primeira hora da manhã, ou a última hora da tarde, é forte indício de que haverá tempo estável nas próximas horas.

A fumaça de uma fogueira pode indicar o sistema de pressão de um lugar : se fica a pouca distância do solo, pode chover, e se sobe verticalmente e reto provavelmente haverá bom tempo.

Lembre do ditado : névoa no vale, montanhista fora de casa. Névoa na montanha, montanhista na cabana.

216 visualizações0 comentário

Comments


BlogTerra

Lista VIP

Assine e receba as melhores aventuras, no seu e-mail, antes de todo mundo.

Obrigado pelo envio!

bottom of page