top of page

O QUE É TREKKING?

Atualizado: 19 de fev.

Uma das atividades mais antigas, e após o início do milênio, redescoberta por milhões de pessoas em todo o mundo. Descubra o Trekking, que nada mais é do que uma Caminhada.


O trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir uma trilha.


Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato direto com a Natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o trekking ou Caminhada Rústica, tem essa oportunidade, e esse é sem dúvidas o principal motivo que faz do esporte um dos que mais cresce.

Os praticantes da modalidade aliam o prazer em contemplar a Natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, de um dia ou mais, contando com poucos o vários obstáculos naturais, importando apenas o prazer em caminhar.


Em sua acepção mais pura, o "trekking" - originalmente "vöertrekking" - engloba apenas caminhadas em que o praticante realiza em ambiente natural, no mínimo, um pernoite, carregando uma mochila nas costas. Mas atualmente, devido à sua popularidade, tem passado também a se referir a caminhadas de um dia de duração - que são denominados "hiking", bate-volta ou simplesmente "trilha". As mochilas também vão sendo deixadas de lado, ou minimizadas em termos de volume e carga. Porém, os mais puristas ainda enfatizam a necessidade de mochila e um pernoite, para ser considerado "trekking".


O trekking pode ser praticado de maneira solitária ou em grupo, sendo que para essa última modalidade, existem grupos de caminhada ou agências especializadas em trekking com grupos.


Os benefícios de uma caminhada são variados, conforme já citamos em um artigo anterior. Mas podemos destacar a melhoria na resistência e condicionamento físico-muscular - principalmente da região dos membros inferiores, quadris e capacidade respiratória - bem como de um ganho psicológico considerável - bom humor e energia mental, criatividade, resiliência, sociabilidade...


Para quem deseja se iniciar em uma atividade física prazerosa, o trekking é ideal, pois não apresenta necessidade de investimentos preliminares - basta utilizar uma bota de EPI, uma mochila escolar, roupa de academia, mesmo, e partir para a trilha. Logicamente, após esse início, de acordo com os interesses e objetivos do entusiasta, podem ser considerados investimentos em vestuário específico, mochila de trekking, botas de melhor qualidade, e itens de caminhada, como bastões, lanternas, corta-vento etc...


​O baixo custo da atividade, aliado aos níveis variados de dificuldade, proporciona ao praticante uma ampla gama de opções e toda a segurança necessária e, é um dos principais motivos para o desenvolvimento da atividade desportiva.


Gostou do artigo? Utilize esses conhecimentos em um trekking de verdade! Vamos começar?

Veja nossas opções para Você clicando em nossa Agenda de Aventuras.




517 visualizações0 comentário

Kommentare


BlogTerra

Lista VIP

Assine e receba as melhores aventuras, no seu e-mail, antes de todo mundo.

Obrigado pelo envio!

bottom of page